O ser humano durante cada refeição ou lanche dispõe de vários tipos de alimentos. Todos têm uma função nutricional e metabólica e são classificados inicialmente deMacro nutrientes. Basicamente são agrupados em 3 tipos funcionais:
Assim, cada tipo de nutriente tem uma função metabólica específica, que nos leva necessariamente a uma condição de vitalidade, crescimento e equilíbrio hormonal. Apesar de sabermos, que ainda há muito para ser descoberto sobre todos os hormônios que atuam em nosso organismo, já há um consenso, iniciado com o Prêmio Nobel de 1982 em Fisiologia e Medicina, de que a grande maioria das desarmonias e doenças do ser humano podem ser explicadas pelo desequilíbrio hormonal. Grandes e poderosos sistemas de comunicação e comandos, os hormônios controlam todas as funções do corpo humano. Atuam sobre o sistema cardiovascular, sistema imunológico, sistema de regeneração/construção e armazenagem, entre outros. Eles funcionam com um inteligente sistema de controle e portanto se equilibram por ações contrárias. Um exemplo: o hormônio insulina, comanda armazenar gordura quando há excesso de glicose no sangue. O seu par de controle, o hormônio glucagon, comanda liberar a gordura armazenada quando existe falta de glicose no sangue. O equilíbrio hormonal leva à harmonia metabólica, à saúde e lucidez, porém o desequilíbrio hormonal nos leva aos desequilíbrios (todos) e às doenças. E, o que a Alimentação Consciente e Balanceada nos ensina (educa) é que cada um dos 3 tipos de macro nutrientes alimentares, têm o poder de desencadear comandos para a produção de todos os hormônios, e que portanto, balanceando o consumo destes alimentos, podemos estar sendo cúmplices das necessidades de equilíbrio hormonal, que desencadeiam em saúde e vitalidade. Na tabela a seguir pode ser observada a diferenciação entre as fontes alimentares dos macro nutrientes, sua função metabólica principal e suas consequências hormonais / nutricionais. Desta forma, torna-se possível entender, o porque de balancear os alimentos na hora de se compor cada refeição ou lanche.
Trata-se de uma dinâmica alimentar que propõe a nutrição das necessidades celulares, suprindo o corpo com energia, construção celular e hormonal em todas as refeições ou lanche; todos os dias, por toda a vida. A proposta nutricional é oferecer 4 refeições (matinal, almoço, lanche da tarde e jantar) + 3 sucos desintoxicantes (desjejum, 1 hora antes do almoço e 1 hora antes do jantar) formuladas basicamente com alimentos vegetais, frescos e integrais, manuseados e formulados exatamente dentro dos conceitos acima expostos. Fazendo uso da alquimia que os alimentos integrais contêm e do balanceamento, existe um respeito ao nutrir plenamente as necessidades diárias da MASSA MAGRA(músculos, ossos, tendões e líquidos corporais) e da MASSA GORDA (massa cerebral, membranas celulares, vasos, veias e artérias, tecido adiposo de proteção e controle térmico) de cada praticante. Entretanto, tudo está calculado para que o excesso de gordura corporal seja mobilizado e excretado pelos 5 sistemas excretores. Não existe na Alimentação Consciente e Balanceada uma preocupação com o conceito tradicional de medir calorias. A real preocupação é com a qualidade nutricional de cada alimento, como também com o balanceamento. Entretanto, para se ter uma noção, estima-se um consumo médio diário de cerca de 1400 a 1500 calorias. Além do propósito de facilitar a eliminação de toxinas e venenos através dos 3 sucos desintoxivantes diários, e das 4 refeições balanceadas diárias, existe um cuidado com:
|